• Prêmio de boias práticas 2017
  • Programa de Estágio

19/04/2017 18:00

Governo do Estado e UFBA fortalecem ações afirmativas

Ações integradas para a população negra e o segmento dos povos e comunidades tradicionais serão intensificadas a partir de um Termo de Cooperação Técnica envolvendo o Governo do Estado e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). O acordo foi firmado nesta quarta-feira (19), em Salvador, assinado pelos titulares das secretarias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e de Desenvolvimento Rural (SDR), Fabya Reis e Jerônimo Rodrigues, além do reitor da instituição de ensino, João Carlos Salles. O evento contou com a presença de docentes e representantes de diversos setores acadêmicos.

A secretária da Sepromi afirmou que a ação está em consonância com as orientações do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa da Bahia. “A medida é fundamental para consolidarmos políticas públicas de reparação ao povo negro e aos povos e comunidades tradicionais, com as contribuições de uma universidade que é referência para o Brasil. Trata-se de uma parte significativa do esforço para combatermos o racismo institucional e a falta de oportunidades históricas que atinge estes segmentos”, destacou a secretária.

A gestora ressaltou, ainda, que a formalização do acordo renova as parcerias já constituídas com a UFBA, a exemplo da participação na Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia e ações desenvolvidas junto a quilombos, terreiros, marisqueiras, fundos e fechos de pasto, dentre outros segmentos. Outro avanço citado pela secretária foi a aprovação da política de reserva de vagas, em 30%, para candidatos negros nas seleções voltadas aos cursos de pós-graduação, medida aprovada em janeiro pelo Conselho Acadêmico de Ensino (CAE).

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, destacou a diversidade presente no meio rural baiano, onde vivem cerca de quatro milhões de pessoas, com um número expressivo de povos e comunidades tradicionais e assentamentos de reforma agrária. A SDR, de acordo com Rodrigues, tem a responsabilidade de valorizar a identidade do rural baiano, de uma população que produz e cuida do meio ambiente. “Um Termo de Cooperação Técnica dessa magnitude, com certeza, desdobrará em ações importantes para a população rural e, mais especialmente ainda, para os povos e comunidades tradicionais", pontuou.

Espaço de resistência e inclusão
- “Com este ato, sem dúvidas, a universidade, justifica a importância da sua existência, já que representa valores universais, a possibilidade dos diálogos e entendimentos. Também é um espaço de combate a todas as formas de discriminação e exclusão. A universidade é, portanto, um local de resistência e criação de oportunidades”, considerou o reitor da UFBA, João Carlos Salles. O evento teve a participação, ainda, do vice-reitor Paulo Miguez, da pró-reitora de Ações Afirmativas, Cássia Bastos, além da coordenadora da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA/SDR), Renata Rossi, coordenadores e técnicos da Sepromi.

Mais sobre a parceria – A cooperação firmada integra a agenda da Década Internacional Afrodescendente na Bahia (2015-2024). Reforça ainda mais a atuação da UFBA nas políticas públicas e educacionais para o povo negro, através da ampliação e fortalecendo dos temas no ensino, pesquisa e extensão; projetos inovadores e metodologias que possibilitem a inserção social da população negra e dos povos e comunidades tradicionais; formação de discentes e docentes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação com o conteúdo de promoção da igualdade étnico-racial e combate às violações de direito das comunidades negras; dentre outras medidas.