• Banner Covd 19
  • Banner Vozes Negras 1
  • Banner portalRH

12/05/2017 18:00

Sepromi recebe representantes de Cipó e discute políticas afirmativas

Políticas afirmativas direcionadas à população negra e aos segmentos tradicionais do município de Cipó foram discutidas nesta sexta-feira (12), na Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), em Salvador. A titular da pasta, Fabya Reis, recebeu os representantes do município, quando apresentou as linhas de atuação nestas áreas, incluindo os editais permanentes, as ações previstas no Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa, além das iniciativas derivadas dos planos nacional e estadual de Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais.

Durante o encontro também foi divulgado o Fórum de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial, instância criada em 2007 sob coordenação da Sepromi. O colegiado prevê ações cooperadas entre o Governo do Estado e prefeituras locais para trocas de experiências, criação e gestão de políticas com recorte étnico-racial, dentre outras medidas. No município estão certificadas as comunidades quilombolas do Caboge, Várzea Grande (rurais) e da Rua do Jorro (quilombo urbano).

Participaram da reunião o vice-prefeito de Cipó, José Roberto da Silva; o ex-prefeito Jailton de Macedo; o vereador Denis Farias; os representantes da Associação Quilombola de Cipó, Luiz Oliveira e João Paulo; além de Luiz Paulo Bastos, representando a Coordenação de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais (CPCT) da Sepromi.