• Novas sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Novembro Negro
  • Novembro Negro
  • Benner Novembro Negro

Notícias

17/05/2017 10:10

Sepromi destaca o Dia Internacional de Combate à Homofobia

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) destaca a passagem do Dia Internacional de Combate à Homofobia, celebrado anualmente em 17 de maio, como um dia de afirmação e luta pelos direitos dos segmentos LGBTs. Nesta data simbólica, mobilizações e eventos acontecem em diversos países para chamar a atenção da sociedade e dos poderes públicos para a situação de opressão, marginalização, discriminação e exclusão social em que vivem os grupos LGBTs na maior parte do mundo.

A partir de 1990 comemora-se, neste dia, o reconhecimento de que homossexualidade não é doença, de acordo com medida adotada pela Assembleia Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Naquele ano a Assembleia Geral da OMS aprovou a retirada do código 302.0 (homossexualismo) da Classificação Internacional de Doenças, declarando que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio”.

A data também compõe o calendário nacional, através de Decreto Presidencial emitido em 2010, pelo então presidente Luis Inácio Lula da Silva. A Sepromi ressalta a relevância da data, sobretudo para a população negra LGBT, historicamente afeta por múltiplas discriminações, violências, racismo e homofobia institucionais, ao tempo em que reafirma seu compromisso com a valorização da diversidade, diálogo e construção coletiva de políticas públicas.

Veja mais: Conselho LGBT mobiliza movimento social para Maio da Diversidade
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.