• Prêmio de boias práticas 2017
  • Novas sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Banner Recadastramento do Servidor

Notícias

14/07/2017 11:30

CDCN debaterá participação na Conferência Nacional da Igualdade Racial

Em reunião ordinária realizada nesta quinta-feira (13), em Salvador, o Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN) deliberou pela realização de um amplo debate com demais representações do movimento negro para deliberar se a Bahia participará da IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que passou por diversos adiamentos, agora prevista para maio de 2018. De acordo com os conselheiro(a)s a ideia é discutir a estabilidade, as condições e os efeitos da realização do evento, assunto que deverá ser tratado com variados setores da população negra, incluindo povos de terreiro, quilombolas, indígenas, dentre outras representações dos povos e comunidades tradicionais. A data deverá ser divulgada nos próximos dias.

A reunião foi dirigida pela presidenta do colegiado, Fabya Reis, titular da Sepromi, também tratando de outras pautas e temas relacionados ao órgão. Ela informou sobre o processo de mudança das sedes da Sepromi e do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, que tem ocorrido nesta semana, medida que otimiza o funcionamento de suas estruturas, a gestão de recursos e o atendimento ao público.

Também falou das tratativas feitas pela Sepromi para adesão de novas prefeituras ao Fórum de Gestores de Promoção da Igualdade Racial, ação que visa potencializar a transversalização das políticas destinadas à população negra.

Em pauta também estavam os eventos alusivos ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Uma atividade voltada às servidoras estaduais com a temática do racismo institucional deverá ser realizada no próximo dia 24. Também haverá, sob organização dos movimentos de mulheres negras e universidades, uma palestra com a ativista Ângela Davis, no dia 25, a partir das 18 horas.

Durante a reunião do CDCN a presidenta também falou dos preparativos para oficina com lideranças quilombolas em Bom Jesus da Lapa, a ocorrer no final do mês; planejamento do Novembro Negro; além de outras agendas, a exemplo dos debates focados na política de cotas para população negra em concursos públicos e a defesa do princípio da autodeclaração.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.