• Prêmio de boias práticas 2017
  • Novas sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Edital Agosto da Igualdade 2017
  • Banner Recadastramento do Servidor

Notícias

11/08/2017 09:40

Sepromi marca presença na Campus Party com abordagem da temática racial

As temáticas da representatividade negra, combate ao racismo e à intolerância religiosa foram destaques na variada programação da Campus Party, maior evento de tecnologia do mundo, que acontece até este domingo (13), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Integrando o conjunto de ações gratuitas do Governo do Estado, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) realiza oficinas de histórias em quadrinhos (HQ) com criação de personagens inspirados na mitologia ioribá e promove a exposição “Identidades”, que reúne imagens de artistas negros caracterizados de personagens clássicos da ficção.

As atividades são marcadas pela grande participação de público da capital e do interior, principalmente estudantes de escolas públicas, educadores e pesquisadores. A campuseira Jeane Pereira, moradora do bairro San Martin, em Salvador, foi uma das presenças mais ativas. “A experiência de receber este evento de tecnologia na Bahia é sensacional. Ainda mais importante foi trazer a temática racial para a Campus, pois desperta a produção científica junto à juventude negra”, destacou Jeane, que participou da oficina ministrada pelo artista gráfico Hugo Canuto nesta quinta-feira (10).

Já na parte da tarde ela conferiu a exposição “Identidades”, ouvindo a palestra da idealizadora do projeto, Noemia Oliveira. “Contar com personagens negros no cinema, na televisão e na ficção em geral é muito importante, pois a gente se vê representado neste universo, uma vez que estamos num estado com maior parte da sua população formada pelo povo negro”, completou. No local é possível visualizar, por meio de diversos telões, 22 imagens de modelos e artistas negros caracterizados de personagens como Kill Bill, Mulher Maravilha, Rapunzel e Papai Noel.

Além da exposição, a programação de hoje ainda conta com a realização de mais uma oficina de HQ, das 10:30h às 12:30h. A atividade é gratuita e com número de vagas limitadas conforme capacidade de lotação do espaço. A participação da Sepromi na Campus Party integra a agenda da Década Internacional Afrodescendente e cumpre o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa, nas orientações das políticas voltadas à inclusão da juventude negra.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.