• Prêmio de boias práticas 2017
  • Novas sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Banner Recadastramento do Servidor

Notícias

11/08/2017 19:00

Conceição Evaristo mantém diálogos com a Sepromi em passagem pela Bahia

Em visita à Bahia, a escritora, poetisa, romancista Conceição Evaristo, um dos principais nomes da literatura negra brasileira, manteve diálogos com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Ela foi uma das convidadas da roda de debate Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras, realizada na noite desta sexta-feira (11), integrando a programação da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), em Salvador. Antes, também na capital, participou de encontro com a titular da Sepromi, Fabya Reis, momento que também contou com a presença da idealizadora do projeto Diálogos Insubmissos, a intelectual Denise Carrascosa, além das acadêmicas e ativistas Maira Serra, Emilly Chaves, Islene Motta e Rose Mary.

Mineira, Conceição Evaristo é considerada uma referência para milhares de autoras e autores negras e negros no país e foi vencedora, em 2004, do prêmio Jabuti, mais importante premiação literária do Brasil. É militante do movimento negro, com grande participação em eventos relacionados ao feminismo negro e à instância acadêmica.

Conceição nasceu numa favela de Belo Horizonte, vem de uma família pobre, com nove irmãos, tendo que conciliar os estudos e as tarefas de trabalhadora doméstica. Estreou na literatura em 1990, com obras publicadas na série Cadernos Negros, e hoje é doutora em pela Universidade Federal Fluminense. Suas obras abordam temas como a discriminação racial, de gênero e de classe.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.