• Novas sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Novembro Negro
  • Novembro Negro
  • Benner Novembro Negro

Notícias

24/08/2017 09:30

Sepromi destaca contribuições do livro“Política, Economia e Questões Raciais”

O Palácio da Aclamação, em Salvador, sediou nesta quarta-feira (23), o lançamento do livro “Política, Economia e Questões Raciais - a conjuntura e os pontos fora da curva, 2014 a 2016”, que faz um panorama econômico e social no Brasil, durante os últimos anos. De autoria do economista, professor e pesquisador Elias Sampaio, a obra reúne artigos publicados na coluna semanal do site Politica Livre, com análises das conquistas, retrocessos e perspectivas para a construção de um modelo econômico inclusivo e sustentável.

Presente ao lançamento, a titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, destacou que a obra estimula o debate a partir da teoria e da possibilidade de mudanças concretas na sociedade. “Trata-se de um olhar sensível nas ciências sociais e da discussão a partir de experiências acumuladas ao longo de uma atuação acadêmica e militante no movimento negro. Prestará, sem dúvidas, um grande serviço à Bahia. É uma honra para o Governo do Estado apoiar e prestigiar o lançamento de uma publicação tão importante, no emblemático calendário Agosto da Igualdade e integrando as ações da Década Internacional Afrodescendente”, pontuou a secretária.

O autor destacou que o livro é um instrumento para reflexões acerca da conjuntura recente da política brasileira, passando pelos temas da economia e da relação direta com as questões raciais e condições de vida do povo negro. “Também condensa, de forma subliminar, todo o aprendizado de vida e da base de conhecimento que adquiri nesses meus 50 anos de idade”, explicou Elias Sampaio, que também assina vários artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, além da co-autoria de diversas publicações nos últimos 20 anos.

Participaram do evento o ex-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner; além de titulares das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Olívia Santana; de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins; da Administração (Saeb), Edelvino Góes; da Fazenda (Sefaz), Manoel Vitório; parlamentares; dentre outras autoridades.

O evento também contou com a presença de dirigentes de órgãos estaduais e ativistas do movimento negro, de blocos afro, artistas, afro-empreendedores, estudantes, representações acadêmicas e juristas.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.