• Prêmio de boias práticas 2017
  • Banner Recadastramento do Servidor

29/08/2017 11:50

Encontros reunirão crianças e jovens em torno da contação de histórias de matriz africana

Nos dias 05 e 28 de setembro, 17 de outubro e 09 de novembro, acontece a primeira edição do projeto História de Raiz. O projeto reunirá em diferentes espaços da cidade crianças e jovens, promovendo intercâmbios culturais através das histórias, dos contos e elementos de matriz africana, visando resgatar as raízes culturais afrodescendentes.

O projeto é resultado de uma iniciativa coletiva de artistas de Salvador, e, nessa ação terá a participação de Eduardo Odùdúwa, contador de histórias, arte-educador, músico e professor de língua e cultura yorùbá. Ele é fundador e coordenador da Biblioteca Abdias Nascimento (primeira biblioteca comunitária especializada em história e cultura afro no subúrbio). Administra o projeto Omodé Griô (criança contadora de histórias). Ao seu lado, a atriz, professora de teatro infantil e contadora de histórias Joice Paixão, que é graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Artes com Área de Concentração em Teatro e Licenciatura em Teatro, ambas pela UFBA e também é integrante do grupo de teatro Vestígio.

Durante as apresentações, com entrada franca e duração de uma hora, serão abordadas histórias com base nos mitos, tradições e símbolos extraídos da literatura africana e afro-brasileira, facilitando o aprendizado, mediando a leitura de forma divertida e promovendo o resgate cultural junto às crianças.

Sendo premiado no edital Arte Todo Dia Ano III pela Fundação Gregório de Mattos, o projeto História de Raiz também cumpre o objetivo de dinamizar espaços públicos da cidade. A produção é da Cerqueira Produções, em parceria com a Maré Cheia Produções.

SERVIÇO:

Projeto História de Raiz

1º ENCONTRO:
05/09 (terça-feira) I Escola Municipal Nª Sr.ª de Fátima – Ilha de Maré I 10:30h

2º ENCONTRO:
28/09 (quinta-feira) I Biblioteca Infantil Monteiro Lobato - Nazaré I 15h

3º ENCONTRO:
17/10 (terça-feira) I Biblioteca Púb. Municipal Prof. Edgar Santos - Ribeira I 15h

4º ENCONTRO:
09/11 (quinta-feira) I Parque São Bartolomeu - Pirajá I 15h
Entrada Franca.

*Fonte: Maré Cheia Produções.