• Prêmio de boias práticas 2017
  • Banner Recadastramento do Servidor

09/09/2017 09:00

Comunidade quilombola Helvécia, no Extremo Sul, é visitada pela Sepromi

A titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, visitou nesta sexta-feira (8), no Extremo Sul do estado, a comunidade quilombola Helvécia, localizada no município de Nova Viçosa. No local, onde vivem mais de quatro mil quilombolas, a gestora apresentou as políticas desenvolvidas pela Sepromi, discutiu atividades a serem realizadas em conjunto e ouviu demandas, num encontro que representações comunitárias e do poder público da região.

De acordo com a secretária, a intenção do Governo do Estado é interiorizar, cada vez mais, as discussões sobre as políticas afirmativas desenvolvidas na Bahia, dando protagonismo à população negra e aos grupos étnicos historicamente atingidos pelo racismo estrutural. “Na ampliação do diálogo vamos avançando no cumprimento dos marcos legais que hoje orientam o Estado na aplicação de políticas de reparação específicas, a exemplo daquelas expressas no Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa, amparando as comunidades, principalmente, na defesa do território”, pontou Fabya Reis.

Ela ressaltou, ainda, a importância de Nova Viçosa compor o Fórum de Gestores Municipais da Igualdade Racial, caminhando para a incorporação da agenda racial nas políticas públicas locais, como estratégia para potencializar as ações destinadas à população negra e os segmentos dos povos e comunidades tradicionais.

O encontro também contou com a presença de representantes da comunidade quilombola de Rio do Sul, do mesmo município. Na oportunidade foram apresentadas diversas demandas, principalmente na esfera educacional e nas questões que envolvem o território. O reconhecimento oficial das comunidades, por meio da certificação da Fundação Cultural Palmares, ocorreu em 2005, o que reforça ainda mais a necessidade de ações estruturantes e de desenvolvimento local.

Participaram da atividade as lideranças Jane Santos Krull e Gilcinete Joaquim, de Helvécia; Benedito Quintiliano, representando a comunidade Rio do Sul e o Conselho das Comunidades Quilombolas. Marcaram presença, ainda, as secretárias da Educação, Jessyluce Reis; do Turismo, Lucenilde Araújo (Dona Lú); o diretor de Cultura, Ricardo Oliveira; o vereador de Caravelas, Kleber Santos (Klebinho). Marcaram presença, ainda, o dirigente do Núcleo Territorial de Educação (NTE 07), Agnaldo Leal, acompanhado por Maria Dias Assunção, coordenadora de Organização e Atendimento Regional e Evandro Santos, e o coordenador de Gestão de Pessoas, do mesmo órgão; além de educadoras e outras lideranças.