• Afro
  • Sei Bahia

06/12/2017 16:00

Encontro "Progride Black” discute empreendedorismo negro e negócios integrados

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) participou nesta quarta-feira (6), na sede da Faculdade Unyahna, da abertura do "Progride Black: 1° Encontro de Negócios Integrados de Salvador". O evento é realizado pelo Encontro Mundial de Étnico Empreendedorismo (Emunde) e entidades parceiras. Na programação estão mesas temáticas, feira afroempreendedora, oficinas, intervenções culturais, dentre outras atividades.

“Nosso encontro pretende fortalecer redes, polos e rotas, na linha do turismo étnico-afro, na medida em que percebemos a possibilidade de fortalecer os negócios nas comunidades tradicionais e das periferias. Nestes locais estão 75% dos negócios do varejo no Brasil”, disse Edson Costa, explicando que o coletivo está discutindo o lançamento de plataforma e cartilha de orientações, dentre outras ações, em parceria com entidades de diversas frentes.

Ele ressaltou, ainda, a presença expressiva da pauta de gênero nos debates e encontros que envolvem a temática. “As mulheres negras são herdeiras de um processo histórico de empreendedorismo, inclusive como ganhadeiras, quando se juntavam para comprar a alforria do povo negro escravizado”, destacou.

Para a secretária da Sepromi, a iniciativa contribui de forma significativa para a construção de redes e no incentivo à atuação das mulheres negras no mundo dos negócios. “Destacamos a conquista histórica da Política Estadual de Empreendedorismo de Negros e Mulheres da Bahia, com a qual este evento converge. Iniciativas como esta viabilizam oportunidades para o desenvolvimento do povo negro da Bahia”, ressaltou Fabya Reis.

Participam do "Progride Black” as empreendedoras Negra Jhô; Solange Borges; Valquíria Vinhas; yalorixá Jaciara Ribeiro; educadora Mônica Santana, representando a Faculdade Unyahna; a cantora Matilde Charles, dentre outras mulheres e lideranças negras.