• Afro
  • Sei Bahia

Notícias

06/12/2017 18:30

CESPCT reúne povos e comunidades tradicionais a avalia ações de 2017

Foi aberta nesta quarta-feira (6), no Hotel Sol Bahia, em Salvador, 21ª Reunião Ordinária da Comissão Estadual de Sustentabilidade de Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT), colegiado vinculado à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). O evento reúne lideranças de diversos territórios de identidade do estado, com avaliação, debates e construção de propostas destinadas à implementação e aprimoramento das políticas destinadas aos segmentos.

A titular da Sepromi, Fabya Reis, afirmou que o encontro é mais uma oportunidade de ampliar o diálogo entre governo e sociedade civil. Fazendo um balanço do ano, ela destacou a aplicação de recursos do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa. “Queremos, cada vez mais, garantir uma boa execução dos recursos destinados à promoção da igualdade racial e à política de desenvolvimento dos povos e comunidades tradicionais, para que as políticas cheguem, de fato, à população negra da Bahia. Continuaremos encarando deságios, mas avançando e dando passos importantes”, pontuou.

Ela fez elencou as principais ações governamentais, a exemplo de entrega de unidades habitacionais e sistemas de abastecimento de água em comunidades tradicionais, interiorização dos debates da CESPCT, participação da Sepromi na mediação de conflitos, dentre outras medidas.

O encontro, que termina nesta quinta-feira (7), tem como principais pontos de pauta a conceituação de patrimônio cultural e questões que envolvem a salvaguarda das tradições em torno das comunidades; a avaliação das ações de 2017 e o planejamento das atividades para o ano de 2018. Até o final do evento também ocorrerão rodas de diálogo entre representações do poder público e da sociedade civil que compõem a CESPCT.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.