• banner 13 de maio
  • Mutirão de Cirurgias
  • RH Bahia

Notícias

10/02/2018 10:00

Rui destaca blocos afro como destaque no Carnaval da Bahia

O governador Rui Costa iniciou a sua programação no segundo de dia de folia, nesta sexta-feira (9), participando da abertura do carnaval do Pelourinho e da saída do bloco afro Olodum, uma das entidades apoiadas pelo Carnaval Ouro Negro. Na ocasião, o governador participou da assinatura do documento que celebra uma parceria entre o Olodum e a companhia aérea Avianca. A medida foi viabilizada por meio de negociações que com a Secretaria Estadual de Turismo, o grupo Olodum e a empresa.

Diversas autoridades e dirigentes estaduais estiveram no evento, incluindo titulares das secretarias de Cultura (Secult), Arany Santana; do Turismo (Setur), José Alves; de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis; dentre outras personalidades.

“Aqui no Pelourinho tá a raiz do Carnaval da Bahia, onde ele nasceu com seus ritmos, seus tambores. É preciso que a gente mantenha vivas todas as formas de manifestações no carnaval. A grande marca do Carnaval da Bahia é a diversidade, e nós temos que abrir portas pra que essa diversidade se manifeste. Este ano nós ampliamos o apoio aos blocos afro. As entidades tem um apoio suplementar da Bahiagás e, através de uma articulação da Secretaria de Turismo, conseguimos apoio da Avianca, e eu espero que outras companhias aéreas também venham a se vincular a alguma entidade cultural do nosso estado”, afirmou Rui Costa.

Este ano o Olodum homenageia a força das mulheres e também chama a atenção para a falta de água e os problemas provocados pela escassez deste recurso. O bloco, que representa um importante símbolo de luta e resistência para a comunidade negra, se apresentou na noite desta sexta-feira no circuito Osmar (Campo Grande).

A titular da Sepromi, Fabya Reis, ressaltou que “o Carnaval da Bahia é, também, um espaço de valorização das culturas identitárias, resgate da história e elevação da autoestima do povo negro”. Após a passagem pelo Olodum, a secretária acompanhou o show de abertura do Carnaval do Pelourinho (Circuito Batatinha), que homenageou os 220 anos da Revolta dos Búzios, tendo Lazzo Matumbi como principal atração. Na sequência, ela prestigiou os blocos Alvorada e Cortejo Afro, ambos desfilando no Campo Grande (Circuito Osmar).

Carnaval Ouro Negro


Das mais de 200 atrações que o Governo do Estado está apoiando no Carnaval de Salvador, 91 são entidades de matrizes dos povos africanos e tradicionais, como Olodum, Ilê Aiyê, Cortejo Afro e Filhos de Gandhy. Elas vão desfilar por meio do Carnaval Ouro Negro, que comemora dez anos de criação, se mantendo como um dos mais significativos projetos do governo estadual, sob a organização da Secretaria de Cultura (Secult).


*Com informações da Secom
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.