• banner 13 de maio

15/05/2018 16:30

Sepromi participa do Encontro Estadual de ATER

ky8k

Durante dois dias, em Salvador, um conjunto de lideranças, gestores e organizações ligadas à agricultura familiar discutem o fortalecimento dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). O evento, realizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), com apoio da Sepromi, foi aberto nesta terça-feira (15), no auditório do Hotel Fiesta.

Com o tema “ATER para uma Bahia Mais Forte”, o encontro tem o objetivo de refletir sobre o atual contexto de ATER no estado, debatendo as principais questões sobre o financiamento, execução, monitoramento e qualidade dos serviços. Também estará em pauta a implantação e funcionamento do Sistema de ATER, suas perspectivas e desafios na Bahia.

Presente no ato de abertura, a titular da Sepromi, Fabya Reis, destacou a importância da política de implantação de ATER nos territórios baianos, medida que conta com recursos apontados pelo Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa. “Trata-se de uma política de continuidade, fruto do esforço conjugado do Governo do Estado, dialogando e beneficiando diretamente a população negra rural e os segmentos tradicionais, a exemplo dos povos indígenas e das comunidades quilombolas”, afirmou.

O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, ressaltou o impacto das ações para a inclusão e sustentabilidade do público atendido. "Nós não desenvolvemos o meio rural se não tivermos alguns elementos como crédito, mercado, acesso à água e à terra. Mas tem uma peça que é fundamental: a assistência técnica e extensão rural. Ela é o agregador dessas forças, estimulando a capacidade de gestão nos diversos empreendimentos rurais", pontuou.

fghnrtfh

Diversidade de público - O encontro reúne agricultores e agricultoras familiares, representantes de movimentos sociais ligados ao campo, povos e comunidades tradicionais, dirigentes de instituições sociais executoras de serviços de ATER, representantes de órgãos públicos estaduais, além de técnico(a)s extensionistas

Também participaram da abertura a titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Julieta Palmeira; o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias; a dirigente da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Renata Rossi; a superintendente da Assistência Técnica e Extensão Rural da SDR, Célia Watanabe; o dirigente da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), Naidson Quintela; dentre outras representações.

*Com informações da SDR e SECOM.