Notícias

01/11/2018 16:00

Novembro Negro: PGE lança Selo de Combate ao Racismo Institucional

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) lançou na manhã desta quinta-feira (1º), em Salvador, o Selo de Combate ao Racismo Institucional. A iniciativa integra a agenda do Novembro Negro, promovida pelo Governo do Estado da Bahia, composta de uma série de atividades que objetivam o combate ao racismo e a ampliação dos direitos da população negra.

Com o Selo de Combate ao Racismo Institucional, a PGE quer convocar os órgãos da administração pública para que, através do seu corpo funcional, assumam novas posturas e práticas que promovam o respeito ao povo negro.

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) destaca mais esta parceria com a PGE, para que a Bahia e o Brasil sejam referências no âmbito das políticas afirmativas e que os servidores públicos reconheçam o racismo, a discriminação e as intolerâncias como determinantes da precarização das condições de vida, problema que impõe, notadamente, diversas desvantagens para determinados grupos étnicos.

Presente à solenidade de lançamento do selo, a secretária Fabya Reis elogiou a iniciativa, parabenizando o procurador-geral, Paulo Moreno. Ela afirmou que “a Bahia se posiciona estrategicamente ao inaugurar processos de reparação na sua máquina pública, se colocando ao lado do movimento negro baiano”.

Estiveram presentes, também, o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues; a promotora Lívia Santana Vaz (MPE); a procuradora Márcia Virgens (MPE); o desembargador Ivanilton Silva; dentre outras autoridades, além de servidores públicos estaduais e militantes.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.