• RH Bahia
  • RH Bahia
  • Banner MROSC
  • fullbanner carnaval

Notícias

10/02/2019 09:30

Sepromi participa das comemorações pelo centenário do terreiro Raiz de Ayrá

A titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, participou neste sábado (9), no município de São Félix, das festividades solenes pelo centenário do terreiro Raiz de Ayrá. Na oportunidade, a liderança da casa, a yalorixá Mariá Kecy, recebeu um conjunto de outras autoridades, lideranças da região, religiosos e amigos.

As atividades começaram logo cedo, com alvorada de fogos, hasteamento de bandeiras e café da manhã. A programação incluiu, ainda, inaugurações de espaços de convivência e descerramento de foto de João Balbino, fundador do terreiro. A imagem foi cedida pela Fundação Pierre Verger, dentro do projeto de devolver aos respectivos terreiros, as fotografias de ancestrais feitas pelo próprio Verger, Obá já falecido do Opô Afonja.

A última agenda do evento festivo foi a realização de uma cerimônia religiosa, no período da noite, com presença de representações de terreiros de diversas regiões baianas e do país.

“Grande honra participar deste acontecimento histórico no Recôncavo baiano, num território de expressiva presença por parte desta religião ancestral. O terreiro Raiz de Ayrá é um patrimônio imaterial da nossa Bahia, tombado desde 2014, em reconhecimento ao trabalho pela preservação das culturas de matriz africana. Momento que marca a história e reforça nosso compromisso em continuar na defesa da liberdade religiosa”, disse a secretária Fabya Reis.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.