• Banner edital decada 2019

12/03/2019 15:20

Videoconferência debate "mulheres e desafios da contemporaneidade"

Foi realizada nesta terça-feira (12), em Salvador, a videoconferência “Mulheres e os desafios da contemporaneidade”, contando com a presença de estudantes, dirigentes educacionais e representantes de organizações que atuam com a temática das relações de gênero. A atividade aconteceu no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8. A titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, participou do evento.

A videoconferência foi transmitida para as salas dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e pelo Portal da Educação, visando fortalecer, orientar e fomentar atividades pedagógicas na rede estadual de ensino, com foco na educação para a diversidade e defesa dos direitos humanos.

Para a diretora geral do IAT, Cybele Amado, o encontro é uma importante estratégia para a formação continuada e renovação dos compromissos para com a defesa dos direitos das mulheres, junto a dirigentes e comunidades escolares. “Este não é apenas um tema transversal, mas algo a ser trabalhado por toda a humanidade, pelo nosso direito seguir livre com nossos próprios destinos. Que possamos encontrar caminhos e ações neste sentido”, disse, ao lado do superintendente de Educação Básica da SEC, Ney Campello.

A titular da Sepromi, Fabya Reis, destacou que avançar no combate às desigualdades de gênero e de raça são desafios humanitários e precisam perpassar os diversos setores da sociedade. "Com estas iniciativas e na articulação de parcerias vamos rompendo a cultura de cerceamento da liberdade das mulheres. Assim construímos e reforçamos grandes redes de proteção", pontuou.

O evento seguiu com outras mesas de discussão, abordando temas voltados à promoção da igualdade de gênero, combate à violência contra as mulheres e a presença destas temáticas nos currículos escolares, por meio dos seus Projetos Políticos Pedagógicos, de forma integradora e transversal.

Também participaram da vídeoconferência a titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Julieta Palmeira, além de representantes da Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado, da Ronda Maria da Penha, da Secretaria Municipal de Educação Coração de Maria, dentre outras representações.

*Com informações da Ascom/SEC.