• RH Bahia
  • Banner SAEB

16/05/2019 15:30

Lideranças de Aramari e Ouriçangas são recebidas na Sepromi

Representantes dos municípios de Aramari e Ouriçangas foram recebidos na sede da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) nesta quinta-feira (16), em Salvador, quando discutiram estratégias de fortalecimento e implementação de políticas afirmativas para a população negra, incluindo o segmento de comunidade tradicional quilombola.

Eles estiveram reunidos com o coordenador executivo de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais, Cláudio Rodrigues; juntamente com os assessores de Gabinete, Ailton Ferreira e Valdíria Verdiano. O encontro foi solicitado pelo mandato do deputado estadual Alex da Piatã, representado pelo seu chefe de Gabinete, Valdemi de Assis.

Dentre as pautas tratadas estavam a inclusão produtiva e infraestrutura para comunidades negras rurais, projetos de incentivo à cultura e à educação escolar quilombola, realização de palestras e encontros de formação, além de iniciativas para o combate ao racismo e à intolerância religiosa. As lideranças também discutiram a importância da criação de conselhos municipais na esfera racial e fortalecimento da participação no Fórum de Gestores Municipais de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Além de demandas e articulações dos pleitos, o grupo organizará com a Sepromi um encontro com a presença de 20 municípios para debater as políticas afirmativas, estreitar diálogos entre lideranças e Sepromi, evento que deverá contar com a participação da titular da pasta, Fabya Reis, e do deputado Alex da Piatã.

Também marcaram presença na reunião desta quinta-feira o vereador de Aramari, Antônio Carlos Santos; a secretária de Educação de Ouriçangas, Maria Ivete Capinan; além de representações de associações comunitárias de rurais Picada (Aramari) e Catuzinho (Ouriçangas).