• RH Bahia
  • Banner SAEB

07/06/2019 14:00

Antônio Pitanga é homenageado com Medalha Zumbi dos Palmares

No dia em comemorou 80 anos de vida, nesta quinta-feira, 6 de junho, o ator e diretor Antônio Piranga foi homenageado pela Câmara Municipal de Salvador com a Medalha Zumbi dos Palmares. A sessão solene, realizada no Plenário Cosme de Farias, foi requerida pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior, que dividiu a iniciativa com a deputada estadual Olívia Santana.

O homenageado chegou à Câmara acompanhado dos filhos, Camila e Rocco Pitanga, e da sonoridade do afoxé Filhos de Gandhy. Antônio Pitanga foi conduzido ao plenário pela vereadora Marta Rodrigues e pelos vereadores Silvio Humberto e Fábio Souza, ao som dos berimbaus da capoeira angola.

Segundo Geraldo Júnior, o homenageado representa a resistência de Salvador. “Na última semana tivemos a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e, hoje, homenageamos esta figura que representa a resistência negra. Antônio Pitanga é um símbolo de nossa cultura e referência para todos nós”, afirmou.

"Baobá de afeto"

Soteropolitano criado na Rua Democratas, no Centro Histórico, Antônio Luiz Sampaio Pitanga recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares das mãos da mulher, a deputada federal Benedita da Silva; filhos e netas. A honraria é dedicada pela Casa a pessoas atuantes no combate ao racismo, à discriminação e à intolerância.

Emocionado e grato pela celebração, Pitanga recordou da vida humilde no Pelourinho e a participação no movimento Cinema Novo. “Quando eu vejo aqui, quando vocês me recebem com os Filhos de Gandhy, eu fico emocionado porque esta é a minha história, é a história dos meus amigos. Colado em mim está a figura de Zumbi dos Palmares, de Dandara, um movimento que nunca deixou de existir”, discursou Antônio Pitanga sob aplausos.

Considerado um dos gênios da dramaturgia nacional, o artista, que já exerceu também a vereança no Rio, atuou em um dos clássicos do cinema brasileiro – “Terra em Transe”, de Glauber Rocha. Em pronunciamento emocionado, a atriz Camila Pitanga afirmou: “Ele me inspira porque ele ama e leva esse sorriso franco e generoso para todos. Além deste baobá de afeto, é este baobá de talento”.

Estatuto da Igualdade Racial

Estudantes da rede pública, políticos, personalidades e admiradores do trabalho de Antônio Pitanga lotaram o Plenário Cosme de Farias. O evento contou com uma intervenção poética apresentada por atores do Bando de Teatro Olodum, pregando a importância da educação, do combate ao racismo e protestando contra o extermínio da juventude negra.

Representando o governador Rui Costa, a secretária de Cultura do estado da Bahia, Arany Santana, também destacou o homenageado enquanto referência. “Estamos celebrando uma ação de reparação a este ator, pai e homem brilhante, que por muito tempo foi nossa única referência. Nosso Zumbi dos Palmares da contemporaneidade”, classificou.

Além dos citados, compuseram a formação da mesa o ator Rocco Pitanga; o ator e diretor Aldri Anunciação, que teve o talento exaltado por Antônio Pitanga; a cantora Margareth Menezes e o presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro.

Fonte: Câmara Municipal/Diretoria de Comunicação.