• Banner Novembro Negro
  • Programação Novembro Negro
  • Seminário Cotas Raciais no Serviço Público

Notícias

08/08/2019 17:30

Sepromi prestigia sessão especial em homenagem à agricultura familiar

O auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, esteve movimentado na tarde desta quinta-feira (8), com a sessão especial em homenagem à agricultura familiar. O evento, proposto pela deputada Fátima Nunes, integra uma semana de atividades visando fortalecer as políticas públicas para o desenvolvimento rural e de valorização das famílias do campo. A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) participou da solenidade.

A deputada Fátima Nunes destacou as políticas públicas do Governo do Estado em apoio à agricultura familiar, a exemplo do Bahia Produtiva, Pró-Seminário, programas de apoio à pesca artesanal, além da implantação de cisternas e outras iniciativas. "Seguiremos ao lado do governo Rui Costa, sem jamais desistir de estar no campo, de permanecer na luta e na defesa da democracia. Fazer uma grande jornada de batalha pela busca da felicidade, da dignidade de viver nos nossos territórios, deixando pra trás a lata d’água na cabeça. Estamos firmes nessa caminhada", disse.

Já a secretária da Sepromi, Fabya Reis, lembrou dos esforços da Sepromi através de editais e parcerias para implementação de assistência técnica e projetos de inclusão produtiva com foco nas comunidades negras rurais. "Essa sessão é o reconhecimento da participação da agricultura familiar na alimentação do povo brasileiro, que leva mais de 70% de alimentos às mesas. Homens e mulheres de resistência, de luta contra o racismo e pelo protagonismo dos povos e comunidades tradicionais, segmentos tão presentes na Bahia", afirmou.

A gestora ressaltou, ainda, a convergência de lutas celebradas neste período, a exemplo do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Agosto da Igualdade. Também estiveram presentes o dirigente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, bem como o chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro, dentre outros convidados.  

Semana de mobilizações - A agenda faz parte da “Semana da Agricultura Familiar”, que inclui palestras e debates do ponto de vista social e ambiental, uma feira livre com variedade de produtos orgânicos, além da própria sessão. O objetivo do evento é fortalecer as políticas públicas para a agricultura camponesa e publicizar os processos de assistência técnica no estado.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.