• Agosto da Igualdade 2019
  • Agosto da Igualdade 2019
  • Agosto da Igualdade 2019

Notícias

06/09/2019 11:00

Sepromi prestigia entrega da Comenda 2 de Julho ao cantor Mateus Aleluia

O cantor e compositor cachoeirano Mateus Aleluia foi condecorado com a Comenda 2 de Julho, entregue pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na tarde desta quinta-feira (5), durante sessão especial no plenário, em Salvador. O evento foi prestigiado por seus amigos e familiares, autoridades e diversos artistas, contando com a presença da titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, que representou o governador Rui Costa na solenidade.

Como pesquisador e cantor Mateus representa uma importante síntese da essência da música baiana e da valorização de suas questões identitárias. Na trajetória de Mateus estão as contribuições na instrumentalidade do grupo Os Tincoãs e a influência na carreira de diversos artistas.

A titular da Sepromi, Fabya Reis, disse que Mateus Aleluia é detentor de uma personalidade única na valorização e divulgação da música religiosa afro-brasileira, propagando-a para o mundo. “Homenagear este artista é celebrar a afetividade, a nossa história ancestral, a potência de resistência do povo negro”, pontuou a secretária, destacando, ainda, que a honraria se estende às religiões afro-brasileiras.

Dentre os presentes no momento histórico na ALBA estavam lideranças das áreas de comunicação, da música e de diferentes segmentos religiosos. Proposta pelo deputado estadual Marcelino Galo, a Comenda 2 de Julho é a maior honraria concedida pelo Legislativo baiano, destinada a personalidades que contribuem de maneira relevante para o desenvolvimento e promoção da cultura da Bahia.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.