• Agosto da Igualdade 2019
  • Agosto da Igualdade 2019
  • Agosto da Igualdade 2019

Notícias

11/09/2019 21:30

Sepromi visita comunidades tradicionais do Extremo-Sul da Bahia

A titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, iniciou nesta quarta-feira (11) uma série de visitas a comunidades tradicionais do Território Extremo-Sul da Bahia. A agenda faz parte do calendário de atividades que serão estendidas até esta sexta-feira (13) incluindo, também, a realização da 27ª Reunião Ordinária da Comissão Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT) no município de Teixeira de Freitas, além de diálogos com prefeitos e lideranças da região. 

Foram visitadas as comunidades de São Sebastião e Volta Miúda (Caravelas), além de Helvécia (Nova Viçosa), onde lideranças locais discutiram estratégias de fortalecimento e apontaram demandas nas áreas de educação, saúde, inclusão produtiva, defesa do território, cultura e lazer, dentre outras.

A titular da Sepromi elencou as ações da pasta para o segmento, ressaltando a importância de uma força-tarefa dos diferentes níveis de governo para atendimento às famílias. “Destacamos a missão e o compromisso institucional da Sepromi em trabalhar pela garantia de direitos e melhoria da qualidade de vida do povo negro. Vamos estreitar os contatos com as lideranças e manter um diálogo ainda mais articulado, desdobrando estas discussões com o conjunto do governo estadual, contribuindo para a efetividade da Política Estadual para o Desenvolvimento dos Povos e Comunidades Tradicionais”, pontuou.

Fabya Reis citou o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa como instrumento de materialização das políticas, reforçando que a organização das comunidades e, por outro lado, a integração governamental são fundamentais para os avanços no trabalho pela promoção da igualdade racial na Bahia.

Também estiveram presentes nas visitas o coordenador executivo de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais da Sepromi, Cláudio Rodrigues; o presidente do Conselho Territorial Quilombola, Benedito Quintiliano; o representante do Conselho Territorial do Extremo-Sul, Nelzivan Silva; o diretor do Núcleo Territorial de Educação (NTE), Agnaldo Leal; além de lideranças locais das comunidades.

Na próxima sexta-feira (13), integrando a programação da CESCPT, serão visitadas a comunidade indígena pataxó hã hã hae (Alcobaça), a comunidade pesqueira Barra Velha (Nova Viçosa) e o quilombo Vila Juazeiro (Ibirapuã).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.