• Banner Novembro Negro
  • Seminário Cotas Raciais no Serviço Público

05/11/2019 17:30

Novembro Negro da Alba é aberto com audiência pública

Uma audiência pública realizada nesta terça-feira (5), em Salvador, marcou a abertura do Novembro Negro na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A atividade foi uma realização conjunta entre a Comissão Especial da Promoção da Igualdade e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), tendo como tema “Todas as vozes contra o racismo. Todas as leis contra os racistas”. O evento reuniu lideranças do movimento negro, das religiões de matriz africana, parlamentares, além de representações institucionais.

A presidente da Comissão da Igualdade, deputada estadual Fátima Nunes, informou que a audiência será o início de uma série de atividades voltadas, principalmente, à visibilidade das bandeiras de luta do movimento negro. “Em novembro teremos nesta casa um conjunto de audiências, sessões, com o objetivo em promover debates pela manutenção dos direitos já conquistados”, destacou.

“Foi uma grande honra participarmos desta produtiva agenda, na parceria com a Assembleia Legislativa, atividade que rendeu bons debates e proposições para as políticas afirmativas voltadas ao povo negro baiano. Assim vamos avançando ainda mais no diálogo com lideranças comprometidas na luta antirracista. Vamos em frente na defesa das nossas bandeiras e pela reparação”, ressaltou a secretária Fabya Reis.

Durante a audiência foram veiculados vídeos institucionais que destacam as ações afirmativas desenvolvidas junto a comunidades tradicionais da Bahia, bem como o VT da campanha do Novembro Negro, desenvolvido pelo Governo do Estado, que estimula a denúncia dos casos de racismo. Apresentações culturais de música e dança também constavam na programação. O destaque também ficou por conta da palestra do desembargador Lidivaldo Brito, do Tribunal de Justiça, que tratou da legislação antirracista, principalmente os 30 anos da Lei Caó, principal matéria que trata do tema.

Campanha contra o racismo – Integrando o conjunto de ações do Governo do Estado para o Novembro Negro, foi lançada na última quarta-feira (30) a campanha ‘Todas as vozes contra o racismo. Todas as leis contra os racistas’. A iniciativa, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), convoca a população para uma reflexão e tomada de atitude contra a discriminação racial. O site da campanha é www.igualdaderacial.ba.gov.br e as denúncias do crime de racismo podem ser realizadas pelo telefone 71 3117 7448.

*Com informações da Ascom da deputada estadual Fátima Nunes e Secom-BA.