• Banner Novembro Negro
  • Programação Novembro Negro
  • Seminário Cotas Raciais no Serviço Público

Notícias

08/11/2019 09:50

CDCN discute Novembro Negro e novo processo eleitoral

Em reunião ordinária nesta quinta-feira (7), em Salvador, o Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN) debateu matérias relacionadas às políticas afirmativas na Bahia, nos aspectos da sua execução, aprimoramento e participação social. O encontro aconteceu na sede do colegiado, no Centro Histórico, presidido pela titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, ao lado da vice-presidente, Lindinalva de Paula.

Na pauta discutida estava o calendário do Novembro Negro da Bahia, na capital e no interior, também incluindo as atividades desenvolvidas pelas instituições governamentais. Também foram informadas as agendas das organizações que compõem o CDCN e as próximas tarefas do órgão.

Eleições do CDCN - Dentre os principais assuntos estava, ainda, o processo eleitoral aberto para renovação de assentos no colegiado que definirá representações de quatro segmentos da sociedade civil. O edital de convocação foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 17 de outubro e as inscrições de candidaturas seguem até o dia 2 de dezembro. Serão eleitas organizações de blocos afro, juventude, matriz africana e mulheres negras.

Podem participar do pleito associações, organismos e entidades da comunidade negra, com comprovada atuação junto ao segmento que pretende representar, num mandato cuja duração será de quatro anos. Além da forma presencial, é possível efetivar inscrição via Correios, medida que democratiza e amplia a participação das organizações do interior da Bahia.

Também serão definidos os assentos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/BA), bem como dos segmentos de sociólogos e antropólogos, a partir de indicação da entidade representativa de cada categoria.

Mais detalhes sobre o processo eleitoral do CDCN podem ser conferidos AQUI.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.