• Banner Novembro Negro
  • Banner carnaval 2020

23/01/2020 12:00

Troféu Ujamaa homenageia personalidades que contribuem com cultura afro-brasileira

Foi entregue nesta quarta-feira (22), no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, o Troféu Ujamaa, homenagem do bloco afro Olodum a um conjunto de personalidades que contribuem para a defesa, preservação e promoção da cultura e das tradições afro brasileiras. Especialmente em 2020, em função do tema escolhido pela organização para o Carnaval, “Mãe, mulher Maria – Uma história das mulheres”, o prêmio foi dedicado exclusivamente às mulheres. A titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, é uma das contempladas com a honraria.

“É uma grande honra estar ao lado de companheiras e companheiras de luta para receber o Troféu Ujamaa, homenageando mulheres de atuação em diversos campos da sociedade. Uma iniciativa que contribui, sem dúvidas, para a visibilidade e empoderamento feminino, combate ao racismo estrutural e ao sexismo, dando continuidade à bela trajetória de luta do bloco afro Olodum. Momento de agradecer à minha família, aos parceiro(a)s, à companheirada de luta com os quais chegamos até aqui erguendo as bandeiras de luta da diversidade, da igualdade racial e de gênero, da reforma agrária e da classe trabalhadora”, destacou Fabya Reis, ao receber o troféu das mãos da secretária da Secult, Arany Santana.

Ao total foram 20 mulheres homenageadas, lista que também incluiu Sahle-Work Zewde (diplomata e presidenta da Etiópia); a cantora Daniela Mercury; Vera Lacerda (Vera do Araketu); Hildete Lima (fundadora do Bloco Afro Ilê Aiyê); a Yalorixá Jaciara Ribeiro; Valdineia Soriano (atriz premiada como Melhor Atriz pelo Festival de Brasília); a empresária paulista Rachel Maia; a médica e secretária da SPM, Julieta Palmeira; a fotógrafa Magali Moraes; a produtora cultural Telma Chase; dentre outras.  O troféu foi entregue em parceria com a revista Raça Brasil.

Femadum - O evento marca o início da edição 2020 do Femadum (Festival de Música e Artes Olodum), que tem como tema Návigum Izidis (o Navio de Ísis), que vai até dia 26 de janeiro. O evento, aberto ao público, acontece desde 1980 e divulga a diversidade da cultura afro baiana e brasileira e dá oportunidade a talentosos artistas populares que buscam na cultura afro a sua fonte de inspiração, possibilitando a compositores, músicos e ao público em geral um reencontro com fatos da história do Brasil e do mundo, por meio de composições populares. Quem for ao festival encontra expressões como música, literatura, artes plásticas e áudio visual, que encantam e emocionam o público.

TROFÉU UJAMAA

O termo Ujamaa é uma palavra da língua suahili, uma das muitas faladas na antiga Tanganica, hoje Tanzânia, e deve ser entendido como “grande família”.

O Troféu Ujamaa é oferecido a personalidades de atuação política, acadêmica, artístico-cultural, científica ou em qualquer outro campo da ação humana, dando contribuição significativa para a luta antirracista, defesa dos direitos humanos e civis, para a elevação da autoestima dos afrodescendentes, bem como para a preservação, valorização e difusão da cultura afro-brasileira. Pierre Verger foi uma das personalidades homenageadas com a honraria, em função da sua contribuição por meio das mais de 60 mil fotografias, textos, roteiros de documentários e livros sobre a religiosidade afro-brasileira.

FEMADUM – PROGRAMAÇÃO (22 A 26 DE JANEIRO)

22/1 (quarta-feira)
20h00 - Entrega do Troféu Ujamaa
Teatro Castro Alves (sala principal)

23/1 (quinta-feira)
19h00 – Literatura Faraônica:
Lançamento de livros, exibição de vídeos-clipe e performance teatral
Casa do Olodum – Pelourinho

24/1 (sexta-feira)
19h00 – Posse do Conselho Consultivo do Olodum
Casa do Olodum - Pelourinho

25/1 (sábado)
13h00 – Banda Percussiva Olodum e ala de canto + convidados
Largo do Pelourinho

26/1 (domingo)
13h00 –  Banda Percussiva Olodum e ala de canto + convidados
Premiação dos compositores
Largo do Pelourinho

*Com informações do Portal Satélite e organização do evento.