• Banner Novembro Negro
  • Banner carnaval 2020

Notícias

08/02/2020 19:00

Sepromi externa pesar pelo falecimento de Andréa Mércia Araújo

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) externa seu profundo pesar pelo falecimento da ativista do campo dos direitos humanos, Andréa Mércia Araújo, ocorrido na manhã deste sábado (8). Ela ocupava atualmente o cargo de coordenadora da Central de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas da Bahia (CEAPA), órgão da Secretaria de Ressocialização e Administração Penitenciária (SEAP).

Assistente social por formação, atuava principalmente na perspectiva do desencarceramento, contribuindo para soluções humanizadas e restaurativas na redução da criminalidade. Também militante feminista e ativista negra pela defesa das comunidades tradicionais de terreiro, Andréa Mércia Batista de Araújo contribuiu enormemente para o debate racial e sobre a segurança pública no Brasil.

A Sepromi se solidariza com seus familiares, companheiros de jornada e amigos, destacando os legados de Andréa Mércia para a transformação social, promoção da justiça e igualdade racial na Bahia e no Brasil.

Larga experiência - Formada em 1998 pela UCSAL – Universidade Católica do Salvador, especialista em Administração e Planejamento de Projetos Sociais pela Universidade Gama Filho, era mestranda em Segurança Pública, Justiça e Cidadania pelo Progesp/UFBA, com vasta experiência no desenvolvimento de políticas na esfera dos Direitos Humanos e no campo sociojurídico, com ênfase no atendimento especializado às pessoas em cumprimento de Alternativas Penais.

A CEAPA, que ela coordenava, conta atualmente com 17 unidades em Salvador e no interior do estado e integra esta política pública do Estado da Bahia há 18 anos.

Participava das convocações do GT – Grupo de Alternativa Penais – CGAP/DEPEN/ MJ, integrou a Comissão Sociojurídica do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS-BA, foi membro da Comissão Estadual de Direitos Humanos e do Conselho Estadual LGBTT da SJDHDS/Governo do Estado da Bahia, integrou a CONAPA – Comissão Nacional de Apoio às Penas e Medidas Alternativas e foi diretora do CRESS.


*Com informações do Portal 4P.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.