• Banner Novembro Negro
  • Banner carnaval 2020

Notícias

09/02/2020 09:30

Noite da Beleza Negra contou com apoio do Governo do Estado

Aconteceu neste sábado (8), no bairro da Liberdade, em Salvador, a 41ª edição da Noite da Beleza Negra, festa que marca a escolha da Deusa do Ébano do bloco afro Ilê Aiyê, considerada uma das principais prévias do Carnaval da Bahia. O evento teve patrocínio da Avon e do Governo do Estado, através do programa Fazcultura, secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz) e de Cultura (SecultBa).

Ao longo dos anos, o Governo do Estado vem apoiando ações culturais do Ilê Aiyê através de editais de cultura. No ano de 2020, o apoio do Governo do Estado à Noite da Beleza Negra ocorreu através do Programa Fazcultura, possibilitando patrocínio direto no valor orçamentário do projeto, de R$ 394.480,00, sendo aprovada a captação do equivalente a 80% desse valor através de isenção de ICMS. A Avon Cosméticos apresentou carta de interesse e foi a patrocinadora deste ano.

A titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, compareceu ao evento e destacou que a Noite da Beleza Negra é a celebração da resistência e afirmação da identidade negra. “É mais uma noite histórica, momento que agrega um conjunto de companheiras e companheiros de luta, reverenciando este bloco afro que faz história no combate ao racismo, promoção da nossa gente e elevação da cultura negra da Bahia”, disse a secretária, saudando o presidente do Ilê, Antônio Carlos dos Santos Vovô.

Dentre as 15 finalistas que concorreram ao título de Deusa do Ébano, a eleita foi Gleiciele Teixeira, que recebeu cumprimentos e conversou com convidados na mesma noite da eleição. Participaram da Noite da Beleza Negra, ainda, as secretárias estaduais de Cultura e de Políticas para as Mulheres, Arany Santana e Julieta Palmeira, respectivamente.

O evento - A programação aconteceu na Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê, bloco afro pioneiro que nasceu no Curuzu, bairro da Liberdade, considerado o bairro de maior população negra do país. Ao longo das décadas, a Deusa do Ébano, representante máxima do bloco, cuja escolha é realizada desde o final da década 70, se concretizou no imaginário popular como símbolo de empoderamento e valorização da mulher negra, equiparada à figura de uma rainha.

A Noite da Beleza Negra consagrou-se como um dos principais eventos pré-carnavalescos da cidade de Salvador, referenciado como um momento de celebração à diversidade cultural, exaltação à musicalidade afro, e de fortalecimento da autoestima da população negra.

Incentivo à cultura - Parceria entre a SecultBA e a Sefaz, o Fazcultura integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta com um expressivo apoio da opinião pública.

*Com informações da SecultBa.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.