• Banner Novembro Negro
  • Banner carnaval 2020

Notícias

11/02/2020 18:00

Fiocruz Bahia lança projeto “Meninas Baianas na Ciência”

Em comemoração ao 11 de fevereiro, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional da Mulher e Menina na Ciência, a Fiocruz Bahia lançou nesta terça-feira o projeto “Meninas baianas na ciência: conectando passado, presente e futuro”. O objetivo é fortalecer, divulgar e incentivar a atuação das mulheres, principalmente do segmento da juventude, em áreas de ciência e saúde.

O lançamento contou com uma mesa redonda que teve a participação da titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis; além da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira; e representantes das secretarias estaduais de Educação (SEC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

“Esta é uma grande iniciativa da Fiocruz. Trata-se de uma ação que fortalece e valoriza o protagonismo feminino e negro, além das suas diversas contribuições nas áreas da ciência, saúde, inovação, da intelectualidade”, ressaltou a secretária da Sepromi, Fabya Reis, cumprimentando o diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC-Fiocruz), Paulo Elian, e a diretora da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves.

O projeto “Meninas Baianas na Ciência” é organizado pela Comissão Institucional formada pelas pesquisadoras da Fiocruz Bahia, Karine Damasceno, Isadora Siqueira e Natália Tavares. O foco é envolver as meninas de escolas públicas de Salvador

Serão realizadas palestras com mulheres reconhecidas, nacional e internacionalmente, que realizarão um levantamento histórico sobre mulheres brasileiras na ciência, bem como suas trajetórias profissionais, influenciando na participação dessas meninas na ciência.

Também serão realizados workshops com temas diversos, ministrados por pesquisadoras e com a participação de alunas dos Programas de Pós-graduação, da Iniciação Científica e meninas do Programa de Vocação Científica (PROVOC).


*Com informações da Fiocruz Bahia.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.