• Banner Novembro Negro
  • Banner Covd 19

Notícias

29/07/2020 17:10

Conceição Evaristo faz live-conferência para Governo da Bahia

A escritora Conceição Evaristo faz uma live-conferência nesta quinta-feira (30), às 18 horas, com o tema “Vidas Negras Importam”, como parte das comemorações do Julho das Mulheres Negras, Latino-Americanas e Caribenhas, na Bahia. A live é uma realização conjunta das secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

Com uma obra de referência na luta contra o machismo e o racismo, Conceição Evaristo vai abordar a relação gênero e raça, tema que embasa as suas “escrevivências”, como a escritora define o processo narrativo que emerge das experiências cotidianas: dores, emoções, sentimentos e também alegrias vivenciadas pela população afrodescendente, em especial as mulheres negras.

A live contará com a participação das titulares da SPM, Julieta Palmeira, e da Sepromi, Fabya Reis, e será transmitida simultaneamente pelas redes sociais das secretarias e do Governo da Bahia. O evento marca, pelo terceiro ano consecutivo, a ação Respeita as Pretas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres negras.

Sobre o Julho das Mulheres Negras

Durante o mês de julho, os movimentos de mulheres negras promovem ações de afirmação da luta contra o racismo e o machismo, tendo 25 de julho como data emblemática, quando se comemora o Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. A data foi criada para lembrar o I Encontro de Mulheres Negras, realizado em 1992, em Santo Domingos, na República Dominicana. No Brasil se comemora também o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, em homenagem à líder quilombola que viveu no século 18 e foi morta numa emboscada.

Sobre Conceição Evaristo

Aos 73 anos, a escritora mineira é um dos nomes mais conceituados da literatura brasileira contemporânea, contribuindo de forma significativa para a afirmação da identidade negra no Brasil. O reconhecimento veio primeiro do movimento negro, quando seis dos seus poemas foram publicados, em 1990, no volume 13 dos Cadernos Negros. Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Conceição Evaristo foi finalista do Prêmio Jabuti em 2015, na categoria contos e crônicas, com o livro “Olhos D’água” (terceira colocação) e foi a grande homenageada do principal prêmio da literatura brasileira, em 2019, além de ter recebido no ano anterior o Prêmio de Literatura do Governo de Minas Gerais.  Conceição Evaristo tem obras traduzidas para o francês, espanhol e árabe.

Serviço

O quê? Live-Conferência de Conceição Evaristo com o tema Vidas Negras Importam.

Quando? 30 de Julho, quinta-feira, às 18 horas.

Onde? Facebook da Sepromi (@sepromi) e redes sociais da SPM e Governo da Bahia.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.