• Edital Prof Jorge Conceição
  • Banner Novembro negro 2021 campanha

22/10/2021 12:20

Sepromi externa pesar pelo falecimento de Mãe Obá Inã e destaca seus legados

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) externa pesar pelo falecimento da yalorixá Terezinha Souza Barbosa, a Mãe Obá Inã, aos 74 anos, fato ocorrido nesta quinta-feira (21). Liderança do Ilê Axé Obá Inã, ela teve uma vida marcada pela prestação de serviços comunitários e diversas contribuições para a cultura e religiões de matriz africana.

Mãe Obá Inã estava internada em Salvador, há vários dias, com diversos problemas de saúde e teve complicações em seu quadro médico.

Em outubro de 2013 Mãe Obá foi homenageada pelos vereadores da Câmara Municipal de Salvador com a medalha Zumbi de Palmares pela sua atuação comunitária no bairro de São Caetano, onde fica o seu terreiro, e por ter se tornado uma das maiores referências da cultura negra, inclusive ajudando a fundar o Balé Folclórico da Bahia (BFB).

A Sepromi se solidariza com a família, comunidade religiosa, amigos e amigas de Mãe Obá Inã, ao tempo em que destaca sua atuação e legado para as gerações seguintes. Sua história se manterá viva na cultura e nas religiões de matriz africana.

Mãe Obá, presente!

Salvador-Bahia, 22 de outubro de 2021.