• Edital Prof Jorge Conceição
  • Banner Novembro negro 2021 campanha

16/11/2021 17:30

Parceria garante permanência do Centro de Referência Étnico-Racial da SSP

As secretarias da Segurança Pública (SSP) e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) renovaram, nesta terça-feira (16), o termo de compromisso do Centro de Referência Étnico-Racial (CRER) da SSP, que passa a ter mãe a Ialorixá Mãe Stella de Oxóssi como patrona. A cerimônia ocorreu no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP, em Salvador, com as participações de familiares da Ialorixá que foram homenageados pelo secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, pela secretária da Sepromi, Fabya Reis, e pela superintendente de Prevenção à Violência (Sprev), major Denice Santiago.

“Quando fui informada que o Centro teria o nome dela, eu demorei de acreditar. Estou muito feliz e grata à SSP e a Xangô pela oportunidade de comemorar a continuidade a referência dela. Hoje, para nós que somos família, é só motivo de agradecimento. Essa escolha da SSP é mais uma certeza do legado que ela deixou como mulher baiana e negra”, declarou Tomazia Maria Santana de Azevedo Santos, filha de santo do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá e sobrinha de Mãe Stella.

A assinatura tem como finalidade renovar o termo de referência para a implantação das políticas de promoção da igualdade racial com ações que possam garantir o direito à segurança pública para a população negra e aos povos e comunidades tradicionais.

O secretário da SSP declarou a importância do CRER para o combate à intolerância religiosa e à cultura racista. “Estamos empenhados em contribuir, cada vez mais, com ações que colaborem com essa luta”, disse Mandarino.

A portaria de número 301 que designa Mãe Stella como patrona do CRER – lançado em 2019 – foi divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE), na última quinta-feira (10).

A titular da Sepromi, Fabya Reis, destacou que a medida reforça um conjunto de iniciativas desenvolvidas com a SSP, ações na frente de capacitação dos profissionais da segurança pública, dentre outras realizações. “Vamos avançando nos diálogos voltados ao fortalecimento de cooperações no combate ao racismo. Nossas equipes agora seguirão atuando de maneira mais intensa através do grupo de trabalho que tem a finalidade de articular e integrar ações institucionais para fortalecimento de políticas de promoção da igualdade étnico-racial”, ressaltou.

Também participaram do evento o subsecretário da SSP, delegado Hélio Jorge Paixão, o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Adson Marchesini, a titular da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), Arany Santana, o subsecretário da Educação do Estado, Danilo Melo, o defensor público geral, Rafson Ximenes, além de lideranças religiosas e do movimento negro

Fonte: Ascom/SSP