• BANNER FAPESB
  • Banner Novembro negro 2021 campanha
  • Banner ouro negro 2022

30/11/2021 11:00

I Seminário de Pesquisa do PPGEISU/IHAC-UFBA celebra uma década de contribuição com a Universidade e a Sociedade

Evento reúne pesquisadores do PPGEISU nos dias 01 e 02 de dezembro.

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU), vinculado ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências professor Milton Santos – IHAC, da Universidade Federal da Bahia -UFBA, celebra “Uma década de contribuição com a Universidade e a sociedade! ” com a realização do I Seminário de Pesquisa. O evento de extensão universitária, acontecerá em formato virtual,  nos dias 01 de dezembro, das 14hs às 21h, e em 02/12 - 08h às 17h30, com transmissão ao vivo do IHAC Digital, através do site (www.ihacdigital.ufba.br/), e no canal no YouTube (www.youtube.com/c/ihacufba).

Ao todo, trinta e seis (36) resumos/pesquisadores foram contemplados, e subdivididos em quatro Grupos de Trabalho (GTs), por Eixos Temáticos (ETs): Universidade, Cultura e Sociedade; Gestão Universitária; Formação Universitária, e Promoção da Saúde na Universidade. Os debates serão mediados por Professores Doutores permanentes do PPGEISU: Flávia Rosa, Georgina Gonçalves, Jorge Salles, Marcelo Dourado, Maria Beatriz do Carmo, Patrícia Petitinga, Maria Caputo, André Mattedi e Carmen Teixeira.

O evento tem os objetivos de fomentar o diálogo entre as pesquisas acadêmicas dos discentes vinculados ao PPGEISU, egressos e docentes; ampliar a comunicação entre discentes dos cursos de graduação da UFBA, docentes, servidores técnico administrativos, das áreas afins nos demais Programas de Pós-Graduação da UFBA, e de outras Universidades e Institutos.

Kabengele Munanga fará conferência de abertura

Com o título UNIVERSIDADE E RAÇA: a abertura para outros saberes, o professor brasileiro-congolês Kabengele Munanga fará a conferência de abertura do Seminário. A participação do antropólogo será transmitida na próxima quarta-feira (01), às 14h00. Após a palestra, haverá apresentação artística de grupo musical, com Cristiano Portela – discente do PPGEISU, Fernando Manta, Rodrigo Lima e Lucas de Gal. Já no dia 02/12, às 08h, o Grupo de Pesquisa Observatório da Vida Estudantil – OVE, apresenta o PPGEISU: uma década de contribuição com a Universidade e a Sociedade! O encerramento acontecerá a partir das 17h00, com apresentação ao vivo de Coral - premiada poeta cantora, compositora e intérprete.

Premiação

O Seminário irá premiar as cinco dissertações destaques no quadriênio 2017-2020. Os trabalhos/pesquisadores contemplados serão homenageados/as, receberão certificados de reconhecimento, e livros concedidos pela Editora EDUFBA. Os trabalhos foram apontados no relatório do último quadriênio, obedecendo uma série de diretrizes, de modo que o Seminário será uma oportunidade de reconhecer os/as autores e suas relevantes contribuições para o Programa e para a ciência brasileira.

INSCRIÇÕES SEGUEM ABERTAS

As inscrições para participação de ouvintes seguem abertas até o dia 01 de dezembro para toda comunidade científica e externa, estudantes, professores, pesquisadores da UFBA e demais Universidades, e podem ser efetuadas através do endereço eletrônico http://www.seminarioppgeisu.ufba.br/), a programação oficial do evento pode ser conferida no mesmo endereço eletrônico. A garantia do certificado de participação em evento de extensão de 16 (dezesseis) horas está condicionada à frequência mínima de 75%, ou seja, é necessário participar e assinar as listas de presença em pelo menos em dois turnos. O I Seminário de Pesquisa do PPGEISU/IHAC-UFBA conta os apoios Institucionais da UFBA, IHAC, IHAC/DIGITAL, NEXT, UFBA em Pauta e Editora EDUFBA.

Cordialmente,

Comissão de Realização I Seminário de Pesquisa do PPGEISU