• BANNER FAPESB
  • Banner Novembro negro 2021 campanha
  • Banner ouro negro 2022

05/12/2021 12:00

Sepromi externa pesar pelo falecimento de Antônia Garcia e destaca legados de defesa das mulheres e do povo negro

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepromi) externa seu profundo pesar pelo falecimento da socióloga Antônia dos Santos Garcia, militante histórica da luta antirracista e feminista da Bahia, fato ocorrido neste domingo (5) em Salvador. Natural do município de Cachoeira, no Recôncavo baiano, Antônia tinha expressiva trajetória nos movimentos populares, dentre eles a Federação de Associação de Bairros de Salvador (FABS), sendo considerada uma figura de grande força, respeito e poder de argumentação.

A titular da Sepromi, Fabya Reis, destaca a atuação e os grandes legados da militante, que também foi secretária da Reparação de Salvador e ativista partidária. “Antônia Garcia é um exemplo de luta da organização popular, que perde uma grande liderança, uma referência importante neste domingo” declarou Reis.

Trajetória - Antônia Garcia possuía graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1991), mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2001), doutorado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - UFRJ (2006) e pós-doutorado no Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher/UFBA (2010). Era pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Sua experiência como socióloga era, sobretudo, em Sociologia Urbana e Geografia Urbana, atuando principalmente nos temas gênero, raça, desigualdades, espaço, Salvador, Rio de Janeiro, movimentos sociais e planejamento urbano.

A Sepromi se solidariza com familiares, amigos e companheirxs de luta de Antônia Garcia. Em tempo, destaca seus legados de compromisso com as bandeiras em defesa da participação popular, do controle social, da busca pela qualidade de vida da população das periferias, dos direito das mulheres e do povo negro.

Antônia Garcia, presente!

Salvador-BA, 5 de dezembro de 2021.

Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepromi)